5 Benefícios de um Espaço Compartilhado para profissionais de TI
Não é nenhuma novidade que redatores, designers, artistas, consultores e empresários encontram benefícios em usar escritórios compartilhados em vez de trabalhar em casa ou alugar um espaço próprio em um centro de negócios. Agora, o que algumas pessoas não percebem é que as vantagens obtidas por eles também podem estender-se para os profissionais de TI.
Então, vamos dar uma olhada mais de perto nos benefícios envolvidos nessa área. Acompanhe.
Como os escritórios compartilhados ajudam os profissionais de TI?
Há uma série de razões pelas quais os programadores, desenvolvedores e outros profissionais de TI estão se estabelecendo em escritórios compartilhados. Aqui estão cinco delas.
1) Escritórios compartilhados combinam os melhores aspectos do trabalho no escritório e em casa
Provavelmente, o aspecto mais atraente sobre os espaços colaborativos é que eles servem como um meio-termo feliz entre os escritórios tradicionais e os escritórios domésticos.
Assim como em casa, você mantém um grau significativo de autonomia. É livre para fazer pausas sempre que quiser, nenhum chefe está olhando por cima do seu ombro nem há horários de trabalho rígidos.
Ao mesmo tempo, você tem todas as comodidades de um escritório bem organizado: um local de trabalho confortável, todos os dispositivos de escritório necessários e assim por diante.
2) Menos obrigações
Isso é particularmente importante para novas startups e empreendedores individuais com capital, fluxo de caixa e crédito limitados.
Digamos que você queira abrir uma startup de tecnologia em Campo Grande. Precisa de espaço de trabalho para você e sua equipe, mas alugar um escritório é muito caro, pois tem de pagar pelo menos alguns meses de antecedência.
Enquanto isso, não sabe como estará seu negócio na próxima semana, muito menos no mês que vem, e comprometer-se dessa forma não parece uma boa ideia. Como alternativa, pode procurar um escritório compartilhado e alugar algumas mesas ou uma área para equipes pelo período de tempo exato em que vai usá-las, sem amarras.
3) Você faz parte de uma comunidade
Um dos aspectos mais importantes de um espaço compartilhado é que você faz parte de uma comunidade.
Ela protege você da sensação de isolamento que muitos sentem quando trabalham em casa. Você obtém os benefícios da interação social para intercalar suas horas de trabalho, mas pode manter essas interações profissionais.
Pessoas em espaços compartilhados podem não trabalhar nas mesmas tarefas e nas mesmas indústrias, mas tendem a ter interesses e direções de vida semelhantes, o que significa que muitas vezes têm algo a acrescentar umas às outras.
4) Oferece um ambiente profissional para atender clientes
Se você for um desenvolvedor freelancer ou especialista em programação, encontrar clientes pessoalmente pode causar problemas.
Já um escritório compartilhado oferece uma excelente oportunidade: significa que você tem um local de trabalho onde pode discutir os detalhes de um projeto com um cliente, mas não precisa manter um escritório real em tempo integral.
5) Exposição a novas perspectivas
Trabalhar em um escritório compartilhado significa estar constantemente exposto a pessoas além de profissionais de TI, de outros setores, organizações, tendências e nichos.
Além das oportunidades de networking que isso oferece, significa que você poderá ver as coisas de diferentes perspectivas, o que ajuda a evitar que a sua própria fique estagnada.
Se a opção de um espaço colaborativo pareceu interessante para você, aproveite para ler nosso artigo sobre como equilibrar o trabalho entre um escritório compartilhado e o home office.