A importância das parcerias para um negócio
Por mais que exista a concorrência entre empresas, a grande verdade é que todas acabam precisando uma da outra. Quando isso acontece, damos o nome de parceria comercial. Esses vínculos empresarias são estratégias inteligentes que geram muitas vantagens para o negócio. Mas quais são esses benefícios e a importância das parcerias?
Neste artigo, abordamos esse questionamento. Mostramos também como conseguir e manter bons parceiros de negócios. Acompanhe os próximos tópicos!
Qual é a importância das parcerias para um negócio?
O que leva duas empresas a serem parceiras? Uma das principais razões é a melhoria da visibilidade no mercado em que atuam. Isso significa expandir a publicidade de produtos e serviços, a base de clientes, investimentos, bem como fortalecer a competividade dos negócios.
Para os profissionais liberais, microempreendedores individuais (MEIs) e pequenos empresários, as parcerias geram o aumento do networking (rede de contatos). Dessa forma, é possível elevar a lucratividade interna. No entanto, o sucesso de uma parceira depende dos seguintes fatores:
A definição de metas e objetivos;
A previsão de resultados esperados;
O planejamento sobre como será realizada a colaboração (direitos, deveres e responsabilidade das partes).
Podemos dizer que parcerias estratégicas são ainda mais importantes nesta era digital. Afinal, a grande oferta de produtos e serviços online leva a uma elevada taxa de concorrência comercial. Juntos, dois negócios têm mais chances de sobreviver nesse agitado mar empresarial.
Como conseguir e firmar boas parcerias?
Para encontrar e firmar boas parcerias de negócios, não basta apenas estender um convite para outra empresa. Pelo contrário, é preciso analisar alguns fatores importantes. Quais são eles? Vejamos alguns.
Estudo do mercado
Uma das estratégias para conseguir uma parceria de sucesso é o estudo de mercado. Isso é feito por meio de uma pesquisa profunda sobre os desejos e necessidades do público-alvo. Quando o empreendedor identifica algo que o seu negócio ainda não supri, pode procurar por empresas que atendam essa necessidade.
Em contrapartida, é importante que a empresa parceira também tenha uma lacuna de serviços ou produtos que serão preenchidas pelo negócio do empreendedor. Assim, ambas expandem suas áreas de atuação.
Networking
Feiras, encontros e outros eventos empresarias (cursos, palestras e workshops), são locais perfeitos para conhecer novos parceiros de negócios. Sendo assim, é essencial ficar atento ao calendário regional de eventos corporativos.
Outra dica é se conectar com outras empresas e empresários por meio das redes sociais. Existem grupos e fóruns cheios de profissionais de uma determinada área. Além disso, seria interessante seguir empresas e pessoas respeitadas na área em que o negócio atua. Dessa forma, é possível interagir com outros seguidores.
Diferencial
Para atrair bons parceiros, o negócio precisa apresentar um diferencial, seja no propósito, produto ou serviço. Pode não ser fácil atingir esse objetivo. Mas com um pouco de estudo sobre o perfil da própria empresa e da concorrência, é possível encontrar algo que destaque o negócio.
Sempre ouvimos dizer que a união faz a força – e isso é verdade. Como vimos neste artigo, a união de empresas parceiras pode levar a resultados surpreendentes. A saber, novas possibilidades e horizontes comerciais.
O que achou de nosso artigo? Entende a importância das parcerias para um negócio? Quer fortalecer o networking e conhecer novos parceiros? Então, trabalhe no espaço compartilhado da Master Office! Conheça nossas vantagens e serviços.