Como conquistar novos clientes sendo profissional liberal?
Como profissional liberal, aprender a conquistar novos clientes pode ser difícil.
Afinal, você está por conta própria. Sim, você tem um apoio maravilhoso da comunidade de organizações on-line e de grupos autônomos locais, mas muito do seu sucesso em conseguir clientes é determinado por seus próprios esforços de gestão.
Mesmo se o negócio estiver crescendo, é importante que você tenha uma estratégia para conquistar novos clientes regularmente ou para reter sua base atual.
Então, para ajudá-lo com essa atividade, separamos três dicas que você pode aplicar em seu negócio para conquistar novos clientes. Confira!
1) O profissional liberal deve otimizar o pitch de vendasUm pitch de vendas no mundo do profissional liberal é a mensagem que você envia a um cliente para apresentar-se e explicar por que você deve ser contratado.
Você pode fazer isso por e-mail, por telefone, pelas redes ou pessoalmente.
Em todo caso, você só precisa explicar algumas coisas ao possível cliente: quem você é, o que faz e como planeja ajudá-lo a resolver os problemas de negócios dele. Também é útil incluir exemplos de trabalhos anteriores ou um link para seu portfólio.
Certifique-se de contar com um e-mail e um endereço profissional, afinal, você não quer causar uma primeira impressão ruim.
Prepare seu discurso de vendas com o mesmo cuidado com que você se prepararia para uma entrevista de emprego.
Pesquise a empresa, entenda os pontos fracos dela e mostre que você tem uma solução bem pensada para tais problemas. Além disso, tenha amostras de seu trabalho prontas para exibir e referências em mãos.
2) Aposte em networkingParticipe de conferências e eventos locais, quando possível. Vá a um happy hour. E certifique-se de levar cartões de visita para entregar.
Reunir-se cara a cara é sempre mais memorável, pois há aquela conexão pessoal que você não consegue on-line.
Participe de eventos e conferências que sejam relevantes aos seus interesses. Ou talvez, ainda mais importante, vá a encontros que sejam relevantes para os interesses de seus clientes em potencial. Por exemplo, se você é um designer gráfico, vá a encontros de proprietários de empresas locais.
Mesmo com todos os nossos avanços tecnológicos, nada se compara ao networking face a face. Quando possível, claro.
3) Comece a utilizar espaços compartilhadosQuer aumentar o seu número de potenciais clientes como um profissional liberal? Frequente um espaço compartilhado.
Esses ambientes são como outra forma de networking pessoal. A principal diferença é que você vai a esses locais diariamente, ou regularmente.
Os escritórios compartilhados, como no Master Office, são edifícios ou grandes salas utilizadas por grupos de empresários, proprietários de pequenas empresas e profissionais liberais.
Tais espaços são ideais para realizar seu trabalho, especialmente o trabalho autônomo, em um ambiente colaborativo.
Além disso, são uma ótima opção de lugar para fazer contatos relevantes, porque ser autônomo pode ser solitário. Não é como uma vida típica de escritório, em que se está cercado por colegas de trabalho, sem escolha própria. No espaço compartilhado, faça networking, tenha uma infraestrutura robusta e execute seu trabalho.
Conquistar clientes é uma questão de construir relacionamentos
Conquistar novos clientes não precisa ser uma atividade assustadora que consome horas de seu tempo precioso. Nem você precisa ser agressivo ou gastar muito dinheiro com publicidade.
Conseguir trabalho como profissional liberal tem a ver com construir relacionamentos (on-line ou off-line) e demonstrar seu valor e sua experiência.
Agora aproveite o momento e leia nosso artigo sobre como empreender em momentos de crise. Afinal, preparar-se para essas situações também faz parte da rotina dos empreendedores.