Como Fazer a Transição da Equipe para o Trabalho Remoto?
O número de organizações que oferecem opções de trabalho flexíveis ou completamente remotas aumentou ainda mais durante o período da pandemia. Essas empresas que estão fazendo a transição para o trabalho remoto beneficiam-se muito quando se trata de contratar os melhores talentos e manter os funcionários felizes.
Porém, fazer essa mudança não é algo tão simples assim. Existem diversos fatores a se considerar.
Pensando nisso, aqui estão algumas dicas sobre o que você deve ter em mente para uma transição bem-sucedida.
1) Defina políticas de trabalho remotoO primeiro passo para uma transição tranquila é estabelecer como os processos funcionarão remotamente. Isso é importante para esclarecer aos colaboradores quais serão os fluxos dentro deste novo sistema de trabalho.
Alguns dos pontos que devem ser cobertos incluem:
Disponibilidade: qual será o horário de trabalho da equipe? Será fixo ou flexível?Ferramentas: como as pessoas vão interagir entre si?Gerenciamento de dados: como as informações sobre clientes e projetos será compartilhada?Produtividade: como será feito o acompanhamento do desempenho?
2) Foque na comunicação eficazUm dos principais vilões do trabalho remoto é a comunicação ruim. Justamente por isso, essa deve ser uma de suas prioridades.
Encontre soluções que vão além do e-mail, uma vez que nem sempre ele será o suficiente para resolver as situações de forma adequada.
O ideal é poder contar com ferramentas de comunicação em tempo real, opções de videochamada e a capacidade de organizar conversas por canal, projeto ou tópico.
3) Tenha um local de encontroO trabalho remoto permite que as equipes eliminem as despesas que vêm com um espaço de escritório, como aluguel e serviços públicos.
No entanto, ainda pode ser necessário ter um local físico para a eventual reunião de equipe ou cliente.
Na maioria das cidades, há escritórios compartilhados que as equipes podem alugar por hora ou dia. Esses serviços podem variar de salas de reunião luxuosas para impressionar clientes a espaços criativos e confortáveis para brainstorming pessoal ou sessões de colaboração.
4) Mantenha a cultura da empresaMuitas equipes temem que, no trabalho remoto, a cultura da empresa seja prejudicada. No entanto, isso não poderia estar mais longe da verdade, contanto que os líderes de equipe façam um esforço para manter a identidade do negócio.
Com alguma criatividade, as equipes podem reter uma cultura empresarial forte. Por exemplo, com o dinheiro economizado com a eliminação de um espaço de escritório, as equipes podem viajar e reunir-se trimestralmente ou anualmente.
Além de um retiro de equipe, existem muitas maneiras de manter a cultura da empresa digitalmente. Por exemplo, a prática regular de videoconferências, recompensas por realizações (como cartões-presente) e ter um lugar para os membros da equipe conversarem casualmente (como um canal no Slack ou um grupo de WhatsApp) podem ajudar a reunir os funcionários.
Confiança é o primeiro passo para a transição ao trabalho remotoHaverá desafios ao longo do caminho e os gerentes não serão capazes de controlar tudo o tempo todo, por isso é importante deixar os funcionários encontrarem suas próprias soluções para as questões que surgirem, para melhorar as coisas no futuro. Mas com a preparação correta, as equipes podem fazer a transição para o trabalho remoto com sucesso.
Aproveite para conferir nosso artigo com algumas dicas de como equilibrar o trabalho entre um escritório compartilhado e o home office. Você certamente poderá aplicar os conteúdos na sua rotina profissional.