Como reduzir custos do negócio sem comprometer a qualidade do atendimento
Se existe um aspecto do mundo empresarial que sempre têm uma maneira de aumentar, são os custos do negócio. Se você não ficar de olho neles, eles podem prejudicar os lucros da sua empresa.
Por isso é tão importante encontrar maneiras de cortar custos.
Isso não significa que você precise abandonar seus padrões de qualidade, reduzir a produtividade ou diminuir suas metas de lucro. Você pode reduzir sistematicamente as despesas, mantendo a qualidade de seus produtos ou serviços.
Separamos algumas maneiras de fazer isso sem sacrificar o que é importante para você e seu cliente. Confira:
Trabalhe remotamente
Se você trabalha com outros colaboradores ou se é um profissional liberal, saiba que trabalhar em casa pode fazer várias coisas positivas para um pequeno negócio.
Economizar mensalmente no aluguel pode aumentar ao longo do ano, especialmente em cidades de alto custo.
E se você está preocupado com sua imagem da sua empresa, saiba que você pode contar com serviços de escritório virtual, onde você pode contar com vários benefícios de um escritório físico e ainda vai poder manter uma imagem profissional, mesmo trabalhando de casa.
Automatize o máximo possível
Quanto menos tarefas operacionais você realizar em seu negócio, mais foco você pode dar para atividades que realmente geram valor para seu cliente.
É como diz o ditado: "Tempo é dinheiro".
E para conseguir isso, você pode contar com computadores e softwares para automatizar essas tarefas que acabam consumindo muito do seu tempo.
Algumas coisas, apenas para você começar:
programar envios de e-mails automáticos para seus clientes;
preparar alarmes referentes à eventos importantes;
automatizar o pagamento e envio de faturas.
Corte de despesas periódicas
Ao longo dos anos, sua empresa provavelmente adquiriu uma variedade de serviços cobrados periodicamente, como assinaturas de serviços on-line e associações profissionais.
Quando você precisa cortar custos, é uma boa ideia examinar essas despesas individualmente.
Você usa o produto ou serviço regularmente? Está agregando valor ao seu negócio? Isso é necessário?
Se a resposta a essas perguntas for negativa, provavelmente é seguro eliminar a despesa. Cortar apenas algumas opções pode resultar em uma economia significativa ao longo de um ano.
Evite custos com equipamentos
Para muitos profissionais independentes, cortar custos com equipamentos pode aliviar parte do estresse no seu orçamento de capital inicial.
Comprar seu equipamento é um luxo maravilhoso, mas se seu orçamento for apertado, considere a utilização de escritórios compartilhados, onde você vai possuir toda a infraestrutura para operar seu negócio.
Isso inclui equipamentos e serviços que até então poderiam ser impensáveis no início da sua empreitada.
Difícil, mas não impossível
Não é impossível cortar custos para pequenas empresas e profissionais liberais, mas a realidade é que trabalhar com um orçamento apertado, pode impactar o seu desempenho ao longo do tempo
Não tenha medo de gastar dinheiro com coisas ou pessoas necessárias que a empresa exige. Mas reserve um momento ou dois para considerar o efeito a longo prazo dos serviços.
Lembre-se também que grande parte dos custos iniciais pode ser evitado com a utilização de serviços de escritórios virtuais e espaços compartilhados oferecidos pelo Master Office. Então analise o seu cenário atual e veja qual opção se encaixa melhor com suas necessidades.