Consultório para psicólogo: vale a pena ter seu próprio espaço?

Foram anos de muita dedicação e esforço, mas finalmente você conseguiu o tão sonhado diploma universitário. Embora essa fase desafiadora tenha passado, você está apenas no início da carreira e novas etapas se abrem. Uma delas envolve conseguir um consultório para psicólogo.

E o que é melhor: ter o próprio espaço ou locar uma sala? Neste artigo, ajudaremos você a tomar essa decisão! Acompanhe!

Quais fatores devem ser levados em consideração?

Muitos profissionais acreditam que o melhor investimento é ter um consultório particular. É verdade que essa opção confere liberdade em vários aspectos. No entanto, para ter sucesso, é necessário atentar-se para alguns fatores. Vejamos quais são.

Localização

O endereço do consultório é um aspecto que influencia diretamente no sucesso do negócio. Para descobrir se o local desejado será o ideal, analise três fatores:

  • o ponto – o consultório é ou não próximo de ruas movimentadas ou de uma área comercial;

  • o consumidor – a existência ou não do público-alvo nas proximidades;

  • o concorrente – observe se há empresas que atuam na mesma área e como prestam os seus serviços.

Questões legais

O consultório para psicólogo precisa seguir vários direcionamentos legais. Sendo assim, o profissional que deseja ter um espaço particular deve preparar-se para atender a essas questões legais.

Uma delas é o cadastro no Centro de Vigilância Sanitária do município que o consultório é localizado. Para ter essa permissão, o espaço será analisado pelo órgão que, dependendo das condições internas, concederá ou não a liberação da atividade.

Investimento inicial

O capital para iniciar o negócio é um dos principais desafios dos psicólogos. Afinal, ter um consultório particular envolve grandes gastos. A começar pela compra ou aluguel do espaço. Dependendo do tamanho e da localização, as cifras financeiras serão altíssimas.

Em seguida, vem os custos com a decoração e com as reformas para que o ambiente fique com a "cara" do profissional ou nos moldes de um consultório de psicologia. Segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o investimento em uma clínica de padrões médios ultrapassa 37 mil reais.

Custos fixos

Coloque na "ponta do lápis" as despesas fixas de um consultório particular. Por exemplo:

  • salário da recepcionista;

  • impostos;

  • água, luz, telefone e internet;

  • manutenção das instalações;

  • taxa de condomínio.

Vale lembrar que esses gastos aparecem logo no início do funcionamento do espaço, mesmo que a receita do profissional ainda não atingiu os valores que cobrem os custos fixos.

Existe alternativa além do consultório particular?

Há uma alternativa muito atraente para os psicólogos: os escritórios virtuais. São espaços modernos, sofisticados e que prezam pela boa localização. Além disso, oferecem a locação de salas com serviços inclusos de:

  • atendimento telefônico;

  • gestão de correspondência;

  • caixa postal exclusiva;

  • aluguel de equipamentos;

  • motoboy;

  • máquina de café expresso.

Todos esses serviços podem ser contratados por meio de pacotes personalizados. Sendo assim, o psicólogo consegue um bom custo-benefício sobre o investimento. Visto que, obterá uma estrutura de alta qualidade por um preço vantajoso. Sem falar da boa impressão que o público-alvo terá ao ver o nível do consultório.

Enfim, apesar de ser um momento de decisão, a reflexão ajudará você a fazer a melhor escolha. Seguindo as dicas do nosso artigo, ficará mais fácil optar por um caminho que te leve ao sucesso profissional!

Quer conhecer um consultório para psicólogo de alto nível? Então, visite o escritório virtual da Master office em Campo Grande, Mato Grosso do Sul! Ficaremos felizes em receber você.


 Consultório para psicólogo: próprio ou alugado? Saiba como escolher a melhor opção para iniciar a profissão!

Anterior
Anterior

Por que alugar um escritório privativo em um Business Center?

Próximo
Próximo

Benefícios ao utilizar o escritório virtual na abertura de filial em outro estado