Master Office

View Original

Espaço Compartilhado: Excelente Solução para Nômades Digitais

O conceito de nômade digital está entre nós há algum tempo. Nômades digitais são pessoas independentes de localização que usam tecnologia da informação e comunicação para realizar seu trabalho.

Você pode tê-los visto em cafeterias ou centros de tecnologia em Bali com seus notebooks e conexões portáteis.

No artigo de hoje, você descobrirá como um espaço compartilhado permite que esses profissionais façam seus trabalhos de qualquer lugar. Confira!

O nômade digital e o espaço compartilhado

Muitos nômades digitais são clientes regulares de um espaço compartilhado em todo o mundo. Eles constituem a maioria das pessoas que trabalham nesses espaços e geralmente têm menos de 40 anos, normalmente fazendo parte da geração millennial.

Eles trabalham principalmente no setor de TI, seguido por equipes de relações públicas, marketing e vendas remotas. Esse tipo de profissional autônomo é provavelmente o maior perfil que você encontrará em um espaço compartilhado.

Olhando mais de perto, trabalhar em um espaço compartilhado faz sentido para empreendedores individuais e freelancers. Os indivíduos que trabalham em ambientes compartilhados se sentem menos isolados e solitários. Além disso, eles também expandem sua rede profissional.

A ascensão do espaço de escritório flexível e do trabalho remoto

A evolução do ambiente de trabalho flexível foi impulsionada por uma combinação de fatores como a estrutura flexível de empregos, a ascensão da tecnologia e mudanças na cultura corporativa.

Cada vez mais, as novas gerações de profissionais veem as empresas que oferecem opções de espaço flexível "bem projetadas/interessantes" como empresas muito desejáveis ​​para se trabalhar.

Na corrida por talentos, opções de espaço compartilhado podem ser um fator decisivo. Além disso, a força de trabalho da geração Y, em evolução, gosta de mudanças, e muitos esperam mudar de emprego dentro de um período de 2 a 3 anos ou ter mais de um emprego em um mundo cada vez mais colaborativo.

Como o espaço compartilhado e o nômade digital podem se misturar?

A resposta é muito fácil: o espaço compartilhado é onde a flexibilidade e o pertencimento à comunidade encontram a geração de eternos viajantes.Os nômades digitais são geralmente millennials, com idades entre 25 e 35 anos, que amam viajar, mas também não são estranhos à solidão. Eles são muito habilidosos digitalmente, com mentalidade empreendedora e orientados para a exploração e experiências.

A maioria desses profissionais trabalha como freelancer ou possui um pequeno negócio online, então eles ainda precisam de boas condições de trabalho (e internet estável) para serem produtivos.

Viajar representa um grande benefício desse estilo de vida, mas também pode ser uma maldição. Mudar de país, trabalhar em fusos horários estranhos e ficar longe da família são apenas algumas das desvantagens desse estilo de vida dos sonhos.

Um lugar para chamar de seu

Por causa de seus desafios, os nômades digitais anseiam por um sentimento de pertencer a uma comunidade e ter um sentimento de estabilidade de curto prazo no que diz respeito ao ambiente de trabalho e acomodação.

Em geral, as condições de trabalho são fundamentais devido à natureza de como eles ganham o seu pão: internet confiável e ambientes produtivos.

É exatamente aqui que o nômade digital e o espaço compartilhado se encontram e formam uma simbiose. Alguns desses empreendedores remotos preferem alugar uma mesa compartilhada em um espaço que possa oferecer boas condições de trabalho, mas principalmente que tenha uma rede de apoio e uma comunidade vibrante.

Aproveite e confira nosso artigo sobre como aproveitar a flexibilidade de um escritório compartilhado. Você verá que a lista de benefícios é enorme!

Veja porque o espaço compartilhado faz parte da vida profissional dos nômades digitais!