Master Office

View Original

Profissional Liberal: Evite estes 5 erros de Gestão!!

Ser profissional liberal traz muita flexibilidade. Essencialmente, você é seu próprio patrão, o que lhe dá a liberdade de trabalhar em projetos pelos quais você seja apaixonado, em seu próprio ritmo.

No entanto, a liberdade que advém de ser um trabalhador independente tem desafios. Agora que você está administrando seu próprio negócio, o acesso aos diferentes benefícios de ser um funcionário de uma empresa que não a sua deixa de existir.

Abaixo estão algumas questões que a maioria dos autônomos esquece e que podem prejudicá-los. Veja quais são para evitar os problemas relacionados.

1) Não controlar gastosSer funcionário permite que preveja sua renda com base no salário fixo que recebe todos os meses. Isso normalmente não se aplica a alguém que é autônomo, especialmente se você não tem clientes fixos ou se está constantemente trabalhando em projetos diferentes com honorários profissionais variáveis.

Um bom ponto de partida para rastrear suas receitas é registrar todas as despesas relacionadas ao trabalho em uma planilha, desde pagar café a um novo cliente até comprar suprimentos de escritório.

Você perceberá que mesmo pequenas compras podem resultar em grandes quantias de dinheiro quando agrupadas, portanto, controlar seus gastos ajudará muito no gerenciamento de suas finanças.

**2) Gerenciar mal o seu tempo **Um dos aspectos mais atraentes de ser autônomo é ter mais liberdade quando se trata de administrar seu tempo. Você não está preso a um horário comercial e ninguém está anotando se você chega atrasado ao trabalho ou não. Pode trabalhar a qualquer hora e em qualquer lugar.

No entanto, um fator importante que contribui para o sucesso de um autônomo é a autodisciplina e isso começa com práticas eficientes de gerenciamento do tempo. É aconselhável estabelecer um plano de trabalho claro e seguir um cronograma regular, porém mais flexível, para que você esteja em dia com as demandas e não falhe prazos.

3) Trabalho sem escopo definidoMuitos profissionais liberais acabam trabalhando mais do que o combinado inicialmente e isso resulta em ineficiência de tempo e perda de outros negócios em potencial, pois estão trabalhando mais do que são pagos para fazer por determinado cliente.

Para evitar isso, sente-se com seu cliente em um ambiente agradável (uma boa sala de reuniões pode ser fundamental) e defina com clareza quais serão os entregáveis do projeto, ou seja, o produto do seu trabalho.

4) Não cuidar do marketingAo contrário da percepção comum, o marketing do seu negócio não precisa ser caro e demorado, você só precisa ser um pouco criativo e inovador.

O marketing de seu negócio pode ser tão simples quanto criar uma boa rede de networking, que pode incluir uma boa presença on-line, procurando possíveis palestras para ganhar visibilidade entre clientes em potencial ou pedindo às pessoas que avaliem seus negócios ou serviços.

5) Não parecer profissionalSeus clientes esperam que você seja confiável. Para conquistar esse feito, você precisa investir em si e no seu negócio. Tenha um endereço profissional, conte com um espaço físico com uma ótima infraestrutura e tenha um atendimento de ponta. São esses detalhes que fazem a diferença.

A boa notícia é que existem serviços capazes de oferecer todos esses benefícios por menos do que você imagina. Esse é o caso, por exemplo, dos planos de escritórios virtuais do Master Office.

Ser um profissional liberal não é tarefa simples, mas agora você sabe como evitar cinco dos principais erros de gestão que prejudicam o seu negócio. Aproveite para se inscrever em nossa newsletter, ficar por dentro do nosso blog e receber ainda mais dicas sobre o tema!


Confira os cinco principais erros de gestão cometidos por um profissional liberal que prejudicam o negócio.