Trabalho Remoto: Como Liderar Equipes à Distância?
Os pedidos para ficar em casa causados pela Covid-19 estão criando um desafio para os gerentes em um momento em que muitas empresas estão implementando políticas de trabalho remoto pela primeira vez.
Se esta é a primeira vez que você está encarregado de liderar funcionários remotos, pode ser assustador garantir que os colaboradores sejam produtivos e engajados. A transição para a comunicação remota remove o contexto pessoal que nos ajuda a interagir uns com os outros.
Pensando nisso, separamos algumas formas para você se adaptar e liderar sua equipe mesmo à distância. Confira!
1) Defina as expectativas com antecedência e com frequência
Fornecer diretrizes, definir limites e revisar os fundamentos estão entre as etapas mais importantes a serem executadas ao definir seu projeto de trabalho remoto.
Haverá dúvidas dos colaboradores, portanto, seja acessível e indique claramente prioridades, marcos, metas de desempenho etc. Descreva a disponibilidade de cada membro da equipe e certifique-se de alcançá-los quando necessário.
Isso ajuda os funcionários a manter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal e evita que eles se desgastem. Sem a separação física entre a casa e o escritório, pode ser mais comum esse desgaste quando se trabalha em casa.
2) Seja organizado e flexível
Quando se trata de trabalhar com equipes remotas, a chave é permitir horários flexíveis para manter a consistência. Embora um plano concreto seja obrigatório, você deve estar aberto para ajustar as estratégias conforme necessário.
Às vezes, não importa se seus funcionários optam por trabalhar de manhã ou à noite, contanto que o trabalho seja concluído e tenha alta qualidade.
3) Enfatize a comunicação no trabalho remoto
É crucial que os gerentes se comuniquem com sua equipe remota, porque mantêm os trabalhadores informados sobre os prazos, recursos disponíveis, desafios relacionados ao trabalho e expectativas, incluindo horários de trabalho.
Além disso, considere qual ferramenta de comunicação melhor se adapta à cultura da equipe: e-mail, mensagens de texto, chamadas, chats de vídeo, um canal de intranet etc.
A frequência da comunicação pode ser diferente entre os funcionários, conforme a necessidade de cada um.
4) Estabeleça conexões e esteja disponível para sua equipe
Muitos trabalhadores se sentem isolados e desorientados nesta nova realidade de trabalho. Por isso, é importante construir conexões com os funcionários.
Compartilhe feedback positivo, abra um canal de bate-papo divertido ou marque um horário de café virtual com a equipe, o que quer que ajude a manter um senso de normalidade e companheirismo. Lembre a todos que eles não são ilhas trabalhando isoladamente.
5) Resista ao impulso de microgerenciar
Nenhum gerente deve ficar olhando por cima dos ombros de sua equipe no escritório, então também não deve fazer isso no trabalho remoto.
Os check-ins individuais e regulares ajudam os gerentes a evitar o microgerenciamento, ao mesmo tempo que lhes permite manter o controle sobre os funcionários e fornecer a eles a oportunidade de um feedback bidirecional.
Se eles estão se comunicando com clareza e cumprindo metas e prazos, seus funcionários estão sendo produtivos e fazendo o trabalho com eficácia.
Agora que você já conferiu algumas das melhores dicas para se adaptar, aproveite e veja como você pode fazer a transição para o trabalho remoto!