Volta aos escritórios? Veja alguns cuidados essenciais

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil e a flexibilização das medidas de isolamento, muitas empresas estão diante de um dilema: voltar ou não ao escritório presencial? Essa não é uma decisão fácil e tampouco deve ser tomada sem a reflexão e a análise de vários fatores.

Para ajudar, neste artigo, mostraremos alguns cuidados a serem considerados pelas empresas que optaram pelo retorno. Acompanhe os próximos tópicos!

Por que voltar aos escritórios presenciais?

O trabalho remoto se mostrou um modelo muito eficiente para as empresas no decorrer da pandemia da Covid-19. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Think with Google, 54% dos líderes veem esse formato de trabalho com confiança.

Por outro lado, 47% dos colaboradores também confiam e 43% disseram que já o escolheram para realizarem suas atividades após a pandemia. Diante desses números, alguns talvez perguntem: por que muitas empresas querem retornar ao escritório físico? Entre as principais razões, podemos destacar:

  • Saúde emocional: alguns profissionais se sentem depressivos, isolados e estressados no home office;

  • Desempenho: existem organizações que registraram queda na produtividade das equipes;Cultura e interação: algumas empresas acreditam que o trabalho remoto enfraquece a cultura e os laços de amizade entre os colaboradores.

Quais cuidados tomar no retorno das equipes?

Para os negócios que escolhem o retorno ao trabalho presencial, os cuidados devem ser redobrados. A seguir, apontamos os principais.

Comunicação com as equipes

Em vez de simplesmente dizer para os colaboradores que é o momento de retornar, as empresas precisam, antes, programar reuniões, eventos e realizar pesquisas com os times. O objetivo é entender o que os colaboradores pensam sobre o assunto e se sentem seguros para a volta ao presencial.

Durante essas conversas, os gestores talvez consigam feedbacks importantes para o planejamento das ações voltadas para o retorno seguro. Outra prática essencial é divulgar as decisões nas redes sociais internas ou em e-mails enviados a todos os colaboradores.

Política, orientações e estratégias

Com base nas orientações e medidas de segurança dos órgãos de saúde pública, os gestores traçarão as normas internas a serem seguidas pelos profissionais. Um documento que pode nortear a definição dessas ações é a Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 90 de setembro de 2021.

Essas orientações foram publicadas pelo Ministério da Economia (ME) para o retorno seguro dos servidores e funcionários públicos ao trabalho presencial. O ideal é que todas as normas façam parte de um manual e integrem a política de segurança e proteção da saúde da empresa.

Formato de trabalho

Talvez não seja possível e prudente que todos os profissionais retornem para o escritório presencial. Nesse caso, a empresa pode adotar o conceito anywhere office que abre um leque de opções de formatos de trabalho. São eles:

  • Híbrido: as equipes revezam dias de trabalho remoto com dias de trabalho presencial;

  • Modular: os colaboradores trabalham alguns meses na sede da empresa e outros em home office;

  • Remoto: os profissionais atuam exclusivamente em estações remotas de trabalho.

Para essas três formas de trabalho, os profissionais podem exercer suas atividades remotas em espaços compartilhados. Esses ambientes são projetados para atender todas as necessidades dos colaboradores da empresa.

Infelizmente, ainda é cedo para dizer quando a pandemia terminará. Até lá, é importante que as empresas pensem em soluções seguras para manterem suas atividades. Afinal, a saúde e a qualidade de vida dos profissionais devem vir em primeiro lugar.

O que achou de nosso artigo? Quais dos cuidados citados você deseja adotar na volta aos escritórios presenciais? Aproveite para conhecer o espaço compartilhado e os serviços da Master Office. E seja bem-vindo à era do trabalho remoto!

O que considerar na hora de decidir se os colaboradores devem ou não retornar ao escritório presencial? Confira nossas sugestões!

Anterior
Anterior

Tendências em gestão e liderança para ficar de olho

Próximo
Próximo

Sala privativa e sala de reunião: as vantagens para o pequeno empreendedor