Endereço Fiscal para MEI: O que você precisa saber

Hoje em dia, ser um Microempreendedor Individual não requer mais que você tenha um escritório físico para realizar suas atividades. Dependendo do seu ramo de atuação, basta um computador e uma conexão com a internet para realizar seu trabalho de praticamente qualquer lugar.

Mas para garantir que seus serviços sejam extremamente profissionais, existem alguns detalhes que podem fazer a diferença. Inclusive, um deles é o endereço fiscal utilizado na hora de abrir seu CNPJ.

Antes de falar como esse recurso pode ser útil para quem é MEI, vamos fazer uma breve explicação:

Qual a diferença entre endereço fiscal e comercial?

Talvez você já tenha ouvido falar desses dois termos, mas saiba que cada um deles possui uma utilização própria…

Endereço fiscal

Ao abrir seu cadastro como MEI, é necessário registrar um endereço que será utilizado em todos os seus documentos oficiais, como notas fiscais, CNPJ e alvarás.

Esse é o endereço fiscal. Nesse caso, é necessário que você seja dono do imóvel que será utilizado ou pelo menos tenha a autorização do proprietário.

Endereço comercial

Já o endereço comercial representa a localização onde sua empresa funciona. É ele que aparece nas suas assinaturas de e-mail, cartões de visitas e orçamentos.

Nesse caso, a grande sacada é que ele não precisa ser o mesmo local do endereço fiscal.

Escritório virtual: uma alternativa para o MEI

Normalmente, o endereço fiscal de um MEI normalmente é a sua residência, mas também pode variar caso ele tenha a autorização de outros lugares, como é o caso dos espaços compartilhados e escritórios virtuais.

Inclusive, esse tipo de serviço tem se tornado uma solução muito interessante para novos empreendedores.

Veja, por exemplo, o caso da Master Office: ao contratar o plano Master Address, a empresa poderá ter a opção de serviço de secretária ou recepção compartilhada, salas de reunião e espaço de trabalho.Essa costuma ser a solução encontrada por empresários que ainda não possuem uma sede própria.

Além disso, os escritórios virtuais são uma opção relevante para quem não deseja associar o endereço residencial ao cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ), em função de restrições da legislação para as atividades empresariais em endereços residenciais.

Um recurso essencial para quem é MEI

Um dos passos essenciais para quem deseja abrir um negócio é cadastrar um endereço para registrar o seu CNPJ. O problema é que dependendo do ramo de atividade escolhido, não é possível utilizar um endereço residencial.

Em vista disso, os escritórios virtuais podem ser uma boa alternativa, uma vez que você pode evitar divulgar suas informações pessoais e descumprir eventuais legislações.

Além disso, um endereço fiscal confiável traz ao microempreendedor uma série de benefícios, como, por exemplo:

Regularização do negócioMenos burocraciaAgilização da abertura da empresaPortanto, o que você pode fazer agora é conferir os planos da Master Office e escolher aquele que mais se encaixa nas suas necessidades, como é o caso do Master Address.

Além do endereço fiscal, você terá acesso a diferentes recursos que podem impulsionar o seu negócio.

Veja algumas informações sobre endereço fiscal que são importantes para quem é MEI!

Anterior
Anterior

Trabalho híbrido é a aposta para o pós-pandemia: entenda o porquê

Próximo
Próximo

Como um Espaço Compartilhado Fomenta a Inovação