Você cuida da sua Imagem Profissional?
Qual é a importância de cuidar da imagem profissional?
O significado de imagem profissional engloba um conjunto de percepções que representam nossa competência e personalidade. Em outras palavras, esse conceito envolve a modo como outras pessoas do meio corporativo enxergam ou lembram da nossa aparência, reputação, conhecimento, postura e mentalidade.
Além disso, a imagem profissional está intimamente ligada a outra prática: o personal branding (marca pessoal), que diz respeito ao posicionamento de um empreendedor perante o seu público-alvo. Quando há um bom gerenciamento da reputação, o profissional retém credibilidade, confiança e o respeito do mercado de negócios.
Esses atributos são indispensáveis para o progresso na carreira empresarial, o fechamento de parcerias estratégias e de boas oportunidades de trabalho. Em especial, na atual época das mídias sociais, a imagem profissional torna-se uma ferramenta importante para a divulgação de serviços e atração de clientes.
Como construir uma reputação de sucesso?
Um provérbio antigo diz: "Um bom nome é melhor do que riquezas". Essas palavras são verdadeiras e mostram o valor de construir uma boa imagem profissional. Mas como fazer isso? Vejamos algumas dicas.
Invista no networking
O networking ou rede de contatos é um meio eficiente de cultivar boas relações profissionais, mas também de fortalecer a imagem. Com a ajuda de redes sociais, como o Linkedln, é possível se aproximar ainda mais dos contatos para reforçar os laços de amizade e formar parcerias de negócios.
Um modo de fazer isso é postando os serviços que realiza, comentando em grupos da área de atuação profissional ou compartilhando conteúdos relevantes. Por outro lado, deve-se evitar críticas que não são construtivas ou "disparar" postagens que não tem nada a ver com o perfil dos contatos.
Cuide do marketing pessoal
Assim como cuidamos de algo especial, devemos também ter o mesmo zelo pelo nosso marketing pessoal. Antes de montar essa estratégia é preciso entender que tipo de imagem desejamos passar para outros profissionais e clientes. Uma dica é evitar a autopromoção. Por exemplo, anunciar para todos o quanto somos bons e porque nossos serviços são os melhores.
Pelo contrário, o objetivo do marketing pessoal é fazer as pessoas perceberem e se engajarem naturalmente com a nossa imagem profissional. Para isso, é interessante criar uma storytelling sobre a nossa história. Outra estratégia é utilizar o Instagram na produção de imagens que representem a reputação e o valor que queremos projetar para o mercado empresarial
Tenha um Escritório Virtual
No caso dos profissionais autônomos, nômades digitais ou que trabalham remotamente, o Escritório Virtual é uma ótima maneira de promover uma boa imagem. Por meio dele, consegue-se um endereço fiscal em um Business Center bem localizado. Isso aumentará a credibilidade perante o público-alvo e os parceiros de negócios.
Além disso, o escritório virtual oferece serviços de atendimento telefônico e de correspondência. No primeiro caso, o profissional pode repassar para os atendentes como gostaria que os seus contatos fossem atendidos. Com certeza, uma ótima maneira de reforçar a reputação profissional.
Todos já ouvimos dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras. Como vimos nesse artigo, o modo como as pessoas nos veem é muito mais impactante do que algo que falamos a nosso favor. Por isso, gerencie a sua reputação e aumente o sucesso na carreira.
O que achou de nosso artigo? Entendeu como cuidar da sua imagem profissional? Aproveite para entender em quais situações é importante ter um escritório virtual!